Brasileirão
Conmebol
Campeão em 1992
Campeão em1997
Campeonato Mineiro
Campeão em1956
Campeão em 1963
Campeão em1970
Campeão em1978
Campeão em 1979
Campeão em 1980
Campeão em 1981
Campeão em 1983
Campeão em 1985
Campeão em 1991
Campeão em 1995
Campeão em 1999
Campeão em2007
Campeão do Gelo
Campeão dos Campeoes
Estádios
Jogadores
Reinaldo
Dario
Éder
Cerezo
Guará
Mário de Castro
Paulo Isidoro
Elzo
Oldair
Ubaldo
Zé do Monte
Buião
Mazukiewciz
Ortiz
Velloso
Renato Morungaba
Zenon
Ângelo
Guilherme
Marques
Valdir Bigode
Gilbero Silva
Bem-Vindo torcedor atleticano! Esta é a WebGalo, um site em homenagem ao Glorioso Clube Atlético Mineiro e sua fantástica torcida.

Aqui, você relembrará os momentos mais importantes do alvinegro mais querido de Minas. Os principais títulos, os jogos inesquecíveis, os grandes ídolos e por aí vai. Aos que não tiveram a oportunidade de ver as grandes façanhas realizadas pelo Nosso Galo Carijó aqui é um bom local para conhece-las e esclarecer suas dúvidas. Espero que as narrativas feitas aqui, agradem aos leitorese e relatem fielmente o que aconteceu na história do nosso GALO de Briga.

A Webgalo é um site democrático, feito para contar a história do Clube Atlético Mineiro e conta com a ajuda dos seus leitores. Ao final de cada artigo, você poderá inseriri seus comentários, ou adicionar alguma nova informação sobre o tópico
.

O inicio:

Em 1894, o estudante Charles Müller  chegava da Europa com uma grande novidade para os brasileiros. Essa novidade era o então desconhecido futebol.  Como tudo que é novidade no Brasil é restrito às elites, com futebol não foi diferente. Mas, elite no começo do século XX no Brasil, não significava  apenas ser uma pessoa abonada, também significava ser branco!  Portanto, aos pobres e pretos (aqui também se incluem os mestiços) o futebol era um esporte proibido!  Podemos dizer que o futebol daquela época é como o Tênis e o Golfe são hoje em dia.  Além disso, uma bola de futebol custava uma fortuna na época e por serem muito caras, as crianças também não tinham vez  no esporte bretão.

Em Belo Horizonte, o futebol só chegou apenas uma década depois com o carioca Vitor Serpa, um estudante de direito que na Suíça aprendera a apreciar o esporte bretão. Serpa que fazia traduções de peças de teatro inglesas e francesas percebeu que o futebol poderia ser um bom  passa-tempo em uma cidade tão cheia de estudantes e espaços desocupados.

No dia 10 de junho de 1904, Serpa e alguns companheiros da academia e do teatro, fundaram o SPORT CLUB FOOT-BALL. O SPORT a primeira associação desportiva de MINAS GERAIS tinha seu campo na rua Sapucaí (onde hoje se encontra os escritórios da CIA FERROVIÁRIA CENTRAL DO BRASIL). O primeiro jogo ocorrido na capital mineira foi no dia 3 de outubro de 1904, quando os dois times do próprio SPORT se enfrentaram. Um liderado pelo próprio Vitor Serpa e o outro capitaneado por Oscar Americano. A partida terminou com o placar de 2X1 para a equipe de Serpa.

A partida provocou um grande interesse na pequena população de Belo Horizonte e logo, duas novas equipes se formaram, O Plínio F. C. e o Club Atlhetico Mineiro( que não era o GALO). E foram essas quatro equipes que disputaram o primeiro torneio de futebol da Nova Capital mineira. Entretanto, as chuvas de novembro que estragaram o único campo de futebol da cidade e a chegada da temporada de férias escolares impediram que o primeiro torneio chegasse ao fim. Até mesmo Vitor Serpa saiu da cidade para as festas de fim de ano, indo para sua cidade natal, o Rio de Janeiro. No começo de 1905, ainda no período de férias escolares, Vitor Serpa morre prematuramente no Rio de Janeiro .

No ano seguinte, com a volta da temporada de aulas, novas equipes surgiram: VISERPA F. C. (em homenagem a VITOR SERPA),BRASIL F. C., JUVENIL F. C. e ESTRADA F. C. O ATHLETICO,  passou a se chamar ATHLETICO MINEIRO FOOTBALL CLUBE. Sendo que, o BRASIL e O VISERPA, logo desapareceram com a chegada das férias de julho. Isso porque o futebol só “pegava” mesmo em época de aulas, nas férias o futebol era trocado pelos passeios no Parque Municipal(se chamava na época de "footing", onde os jovens iam com intuito de paquerar) e as pescarias no rio Arrudas. A única equipe que mantinha uma organização mínima era o então poderoso SPORT.

     Em 1908 o futebol já não era aquela coqueluche que era em 1904, fato que desagradava alguns garotos que mesmo pequenos já tinham paixão pelo esporte. Assim esse grupo de garotos,liderados por Margival Mendes Leal, Mário Toledo, Raul Fracarolli e Augusto Soares, resolveu tomar uma atitude para mudar este quadro. Uma atitude  que mudou para sempre suas vidas e também as nossas vidas!!! Assim, na ensolarada tarde de 25 de março de 1908, 19 garotos com idade entre 10 e 15 anos mataram aula (era para ser 22, mas 3 não faltaram às aulas) e se reuniram no coreto do Parque Municipal Américo René Gianett para fundar uma nova equipe de futebol.o Atlético Mineiro Football Club. 

    Participaram do Célebre encontro no coreto: Margival Mendes Leal, Sinval Moreira, Mário Neves, Raul e Hugo Fracolli, Mário Lott, Carlos Maciel, Eurico Catão, João Barbosa Sobrinho, Aleixanor Alves Pereira, Antunes Filho, Mário Toledo, José Soares Alves, , Augusto Soares, Humberto Moreira, Júlio Menezes Melo e Benjamim Moss Filho. Os outros 3 que não compareceram, mas que desde o início apoiaram a idéia são: Francisco Monteiro, Jorge Dias Pena e Mauro Brochado.

 

Campeonato Brasileiro 1971

O Dia que o Galo derrotou a Seleção Brasileira de Pelé e Tostão

Por: Antonio Siqueira

Em 1969, a Seleção Brasileira se preparava para a Copa que no ano seguinte conquistaria brilhantemente no México. Em um amistoso no Mineirão, o Galo deu um show de bola e fez o que poucas seleções conseguiram fazer, derrotou a Seleção Brasileira de Pelé e Tostão e cia.

Livertadores 1981

Os detalhes sórdidos do jogo de desempate do Grupo 3 da Taça Libertadores de 1981. Tudo aconteceu em Goiânia, roubo, descaramento, tramóia, trambiques, falta de ética e vergonha na cara. Só faltou o mais importante; FUTEBOL. José Roberto Wright benficiou claramente o Clube de Regatas do Flamengo, com as bençãos da CBF, CSF e 'Grande imprensa Nacional Brasileira'.

Campeão do Gelo

Em 1950, o Atlétco foi primeiro clube Brasileiro a fazer uma excursão a Europa. Realizou 10 jogos debaixo de muito frio e neve e quando voltou, foi aclamado 'Cammpeão do Gelo!'

Mineirão

 

O primeiro jogo

Em 21 de março de 1909, o Galo enfrentou seu primeiro adversário o Sport Club. A garotada surpreendeu o mais poderosa equipe de BH e venceu por 3X0